80 anos do Instituto Espírita Amigo Germano

Comemoração dos 80 anos do Instituto Espirita Amigo Germano

Bem-vindos a comemoração dos 80 anos do Instituto Espírita Amigo Germano.
Fundado em 15 de maio de 1944, por 3 jovens estudantes da doutrina espírita: Aldo Flores Ferreira, Artur Silva Carneiro e Ivo Castilhos Puignau e batizada com o nome Grupo Espírita Amigo Germano.

A primeira sede era vinculada à Sociedade Espírita Luz do Caminho, na rua Gomes Jardim, 820.
Os primeiros trabalhos de assistência social iniciaram em 15 de maio de 1945, com o Rancho dos Pobres e o Roupeiro dos Pobres. Já em 1947 foi inaugurada a sede própria, localizada na rua Vicente da Fontoura, 747.

Um dos sonhos dos dirigentes era construir uma casa de amparo a crianças necessitadas, fato que se concretizou em 29 de dezembro de 1949 com a inauguração do Lar do Amigo Germano.

Em 25 de novembro de 1950, foi doado pela prefeitura municipal de Porto Alegre um terreno com mais de 3000 m2, situado na rua Santana, esquina com avenida Princesa Isabel.
Nesse terreno, em 1953, se iniciou a construção da escola profissional, sendo inaugurada em 26 julho de 1955, com dois pavimentos, oferecendo oficinas de tipografia, marcenaria, serralheria e fábrica de brinquedos.

Em 1960 a entidade passou a ser chamar Instituto Espírita Amigo Germano.

Em 1951 a Instituição foi declarada como de utilidade municipal, em 1959 o Governo do Estado faz o mesmo. E em 1962, o Instituto foi declarado de utilidade pública Federal, sendo registrado no Conselho Nacional de Serviço Social.

Atualmente, o Instituto Espírita Amigo Germano realiza palestras públicas, atendimentos fraternos, grupos de estudo, assistência social através de entrega de alimentos a moradores de rua, confecção e distribuição de roupas de lã e brechó solidário. Na área educacional possui uma escola que atende a 150 crianças, em período integral, com acesso gratuito e universal.

Origem do Nome:
Padre Germano foi um sacerdote da Igreja Católica que viveu entre os séculos XVIII e XIX. Consagrou-se à consolação dos humildes e oprimidos, ao mesmo tempo que desmascarava os hipócritas e falsos religiosos da Igreja Católica. Sofreu muitos dissabores, insultos e perseguições. Foi enviado para uma obscura aldeia isolada. Em virtude de seu carisma e santidade, muitas pessoas das grandes cidades passaram a procurá-lo em busca de orientações e curas.

O Espírito Germano é o mentor espiritual da nossa Instituição. A sua aproximação ocorreu na década de 1940 até 1950 por meio da mediunidade de Artur Carneiro, demonstrando apoio e incentivo à realização do projeto.

Nestes 80 anos, o Instituto Espírita Amigo Germano vem servindo com fé e amor às causas do bem, da caridade e da paz. Com esforço e trabalho, avança em direção ao futuro, amparado pelos princípios da Doutrina Espírita e objetivos do Centro Espírita, que são:
– Acolher, consolar, esclarecer e orientar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *