Escola de Educação Infantil Amigo Germano

A Escola de Educação Infantil Amigo Germano é um sonho materializado pelos fundadores do Amigo Germano, fundada em 23 de março de 1948 com a aquisição de uma sede própria que se localizava na Rua Vicente da Fontoura, no Bairro Santana. Ao longo dos anos, acolheu e formou centenas de crianças provenientes de famílias com poucos recursos financeiros. Hoje, ainda viva e ativa, a Escola é resultado do esforço de inúmeras mãos e corações que por ela passaram e outros tantos que a ela, hoje, se dedicam.

Por acreditar na necessidade da evolução intelectual e moral do ser humano, desde a sua fundação, o Amigo Germano preocupa-se com a formação escolar e o desenvolvimento das crianças. Ao ingressarem na instituição, as crianças e as suas famílias são acolhidas pelos nossos colaboradores e voluntários com a devida assistência pedagógica e, sempre que necessário, com apoio material, psicológico e espiritual.

 

É compromisso do Amigo Germano, por meio da Escola e de todos os seus colaboradores e voluntários, contribuir para que os alunos adquiram valores edificantes imprescindíveis ao seu desenvolvimento, pois são eles a esperança de uma sociedade renovada e voltada para bem-estar coletivo.

A Escola de Educação Infantil Amigo Germano atualmente atende cerca 150 crianças, com faixa etária entre 2 anos e 5 meses e 5 anos e 11 meses, distribuídas em 2 turmas de Maternal 1, 4 turmas de Maternal 2, 2 turmas de Jardim A e 2 turmas de Jardim B. A instituição e os educadores também atuam ativamente com as famílias, envolvendo-as nas ações que promovam o bem-estar em família e conhecimentos sobre direitos, deveres e cidadania.

Além da educação curricular, os alunos participam de várias atividades extraclasse, como: evangelização espírita infantil (de acordo com a anuência dos pais e ou responsáveis), educação física, contação de estórias e aula de música – parte dessas atividades são realizados por profissionais e estudantes voluntários.

A Escola oferece 4 refeições diárias, com um cardápio balanceado e nutritivo, devidamente planejado por uma nutricionista. Durante todo o ano letivo, são servidas cerca de 120 mil refeições. As datas comemorativas, como o Dia das Crianças e o Natal, também são um evento à parte, com festa animadas, brincadeiras e distribuição de brinquedos para todas as crianças.

É desta forma que o Amigo Germano incentiva o desenvolvimento do indivíduo, valorizando a educação infantil de maneira gratuita e universal, para que os pequenos seres humanos de hoje sejam a esperança renovadora do amanhã.

O desafio é grande e só é possível manter erguida a bandeira da educação por um mundo melhor  pelo esforço diário dos colaboradores, voluntários e parceiros do Amigo Germano.

Quadro atual de colaboradores da Escola:

10 Educadoras
01 Auxiliar de Turma
01 Auxiliar de Coordenação
01 Coordenadora Pedagógica
01 Auxiliar Administrativo – Secretaria
01 Nutricionista
03 Auxiliares de Higienização
02 Auxiliar de Cozinha
01 Cozinheira

Parcerias

Convenio com SMED (Recurso financeiro e alimentos )
Parceria com a SMED (Capacitação de educadores)
Voluntário IEAG – Rafael Abdala (Evangelização Espírita)
Voluntário IEAG – Rafael Abdala (Musica)
Programa SESC Voluntários (contação de Estórias – Kate e Maria Julia)
Mesa Brasil – SESC RS – ( Capacitação e Alimento )
PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar ( Alimento )
Brasil Carinhoso ( Mobiliário e Material Pedagógico)
CEASA – (Alimento)
Instituto de Cardiologia (Brinquedos e festa de Natal)
Dra Aline Rubin (Avaliação Psicológica Funcional)
UFRGS –ESEF ( Educação Física )

Histórico 

A escola infantil fui fundada em 23 de Março de 1948, com aquisição de sede própria à Rua Vicente da Fontoura, 747, inicialmente com classes adaptadas aos bancos do salão de conferências do Amigo Germano, para aulas de alfabetização para crianças da Vila Santa Luzia. Em 29 de dezembro de 1949, a Escola se transferiu para um prédio de alvenaria de dois pisos (com 200 m² de área útil) construído na parte dos fundos do terreno da sede do Instituto Espírita Amigo Germano, com o prédio novo, a Escola passou a oferecer regular até a 5º ano.  Seu primeiro diretor foi o fundador Aldo Ferreira.

Anos mais tarde, com a prestação de serviços assistenciais mais avançados, planejou-se a expansão das instalações, em local mais espaçoso, no terreno exíguo à sede do centro espírita, tornando-se uma realidade com a doação de um terreno de aproximadamente 3.000 m², localizado na rua Santana – atual sede da Escola.

Após os trabalhos de saneamento, iniciou-se a construção do prédio da Escola de Artes e Ofícios, com dois pavimentos e área útil de 430 m², inaugurado no dia 27 de junho de 1953, com as oficinas profissionalizantes de gráfica, tipografia, marcenaria, serralheria e fábrica de Brinquedos. Dois anos mais tarde, em 26 de junho de 1955, a creche também ganhou um prédio novo, com três pavimentos e área útil de 1.000 m² . Naquela época, as crianças ingressavam na creche e obtinham formação até o 5º ano, muitas também se formavam em uma ou mais oficinas na Escola de Artes e Ofícios. Em 1972,  houve a ampliação das instalações da Escola de Artes Ofícios: um prédio de dois pavimentos, com 2.240 m², onde foram instaladas as oficinas de mecânica Geral, mecânica de automóveis e eletricidade.

Com as crises econômicas e a retirada da cessão de professores pelo governo estadual nas décadas de 80 e 90, tornou-se inviável a manutenção daquela estrutura de ensino e administração do Amigo Germano optou por manter apenas a Escola Infantil, que persiste até os dias atuais por meio do esforço e da dedicação dos seus colaboradores, voluntários, parcerias com outras organizações e convênio com o governo municipal.

A partir de 2009, o Amigo Germano começou a participar do Orçamento Participativo de Porto Alegre com o objetivo de viabilizar recursos financeiros necessários à adequação da escola aos parâmetros legais vigentes. Em 2010, firmou-se o convênio com o governo municipal e em 2012, a instituição oficializou o seu credenciamento.

E os projetos para o futuro não param:

  • em 2013: iniciou-se o planejamento de reforma da escola, viabilizado com a venda de um terreno situado ao lado do auditório e recursos do Orçamento Participativo POA.
  • em 2016: realizou-se a etapa de aprovação do projeto junto aos órgãos públicos.
  • em 2017; aprovou-se, em assembleia geral do Amigo Germano, a mudança de prédios/endereços entre o Instituto e a Escola. O prédio do Instituto, mais novo e conservado, situado na R. Domingos Crescêncio, 240, no bairro Santana, abrigará a nova sede da Escola de Educação Infantil Amigo Germano. As reformas estruturais de adequação às necessidades escolares iniciam em 2018 e  a mudança está prevista para 2019. Com a mudança, a sede do Instituto Espírita Amigo Germano será no atual prédio da Escola, que fica na R. Santana.

AMAV na Escolinha do Amigo Germano

Olhem só que lindos frutos o AMAV está semeando na Escolinha! É assim que começa a transformação.