Estamos aqui só de passagem?

mão humana segurando planta

Amigos e amigas, nossa jornada começou! E estamos entusiasmados com a participação de vocês. Iniciamos o estudo da obra “Espiritismo e Ecologia”, de André Trigueiro (*) no grupo de estudos Espiritismo e Meio Ambiente, do AMAV.

Perdeu o dia?? Sem problemas. Estaremos aqui atualizando você sobre o conteúdo estudado e te esperando em nosso próximo encontro.

O grupo de estudos está aberto a todos que desejam aumentar a massa crítica humana em relação ao Meio Ambiente e à Vida, sob as luzes do Espiritismo. Não faltarão nem vozes da Espiritualidade, nem fatos da Ciência.

Começamos nosso estudo de 08 de março de 2022 com um comentário de André Luiz falando de paz e interdependência, da obra “Ideal Espírita”, psicografia do Chico:

“Como usufrutuários do Universo, saibamos, assim, que toda ação humana contrária à Natureza constitui caminho a sofrimento. Retiremos dos cenários naturais as lições indispensáveis à nossa vida. Somos interdependentes. Não vivemos em paz sem construir a paz dos outros”.

André Luiz

Logo após, falamos sobre os elementos água, ar, terra e fogo, e um debate super interativo teve início. Cada um escolheu um evento climático extremo para cada elemento, destacando a “digital humana” neles.

Em seguida, exibimos um vídeo falando da idade total da Terra, comprimida em uma semana, uma ideia do ecologista David Brower. Clique no link e curta!

Emmanuel espírito nos ajuda com seu comentário, do livro “Os Mensageiros”:

“Há milênios a Natureza espera a compreensão dos homens. Não se tem alimentado tão somente de esperança, mas vive em ardente expectação, aguardando o entendimento e o auxílio dos Espíritos encarnados na Terra, mais propriamente considerados filhos de Deus. Entretanto, as forças naturais continuam sofrendo a opressão de todas as vaidades humanas”.

Emmanuel

Na sequência, a palavra da Ciência. Breve vídeo sobre as últimas considerações do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Secas, enchentes, deslizamentos, morte. Muitas espécies migraram para escapar do calor e, nesta jornada, a extinção de animais e plantas, com perda de biodiversidade. Insegurança alimentar e hídrica crescem e a produtividade agrícola cai. Os que menos contribuíram para causar isso são os que mais estão sofrendo: injustiça climática. É fundamental parar o desmatamento no Brasil.

É preciso agir. E logo! Este é um dos objetivos de nosso grupo: conhecimento espírita e científico para ação!

Neste momento, o grupo conversou sobre se a responsabilidade de tudo isso é somente dos governantes, ou se não seria de todos nós. Foi um belo momento. Todos acrescentaram suas ideias sobre o que causa o desequilíbrio planetário. Joanna de Ângelis, no livro “Encontro com a Paz e a Saúde”, deu uma pista:

“…o egoísmo continua propelindo às conquistas da Ciência e da tecnologia, que sem respeito à vida ameaçam-na de extinção, pelo abuso de alguns povos, mediante a poluição da atmosfera – através de gases venenosos e metais pesados – dos mares, dos rios, dos lagos, da destruição das florestas e de muitas vidas vegetais e animais, pela agressão ao seu meio ambiente.”

Joanna de Ângelis

O que alimenta a degradação ambiental: ambição, imediatismo, um bocado de comodismo, falta de conhecimento, falta a mídia de massa incluir esse assunto nas programações. A maioria da população não tem acesso a esse tipo de informação. Se falta comida no prato, como dar importância a outras coisas? A gente só dá importância ao nos falta. Ainda não faltou água na nossa torneira, mas, e quando faltar??

Logo em seguida, o presidente do Instituto Espírita Amigo Germano falou sobre o projeto Amigos do Meio Ambiente e da Vida, cujas ações de sustentabilidade e conscientização não se limitam ao centro espírita, atingindo a Escola do Amigo Germano, com iniciativas envolvendo a criançada e toda equipe da escola.

Após alguns minutos falando sobre como nasceu o livro do Trigueiro, começamos a estudar e refletir sobre algumas frases famosas no meio espírita e o risco de tão lindas frases se converterem em pretexto para não agirmos agora pelo meio ambiente e pela vida:

#A verdadeira vida é a vida espiritual.” Quando encarnamos, encontramos o planeta preparado para nos receber. “Meu reino não é deste mundo, ok!

Mas temos a responsabilidade de cuidar deste plano para que ele melhore. Nosso crescimento moral, intelectual e espiritual está, também, nesse plano físico. Reencarnar é progredir.

Eu estou aqui de passagem”. As duas frases têm a ver. A pessoa que diz isso é desapegada do dinheiro? Na maior parte dos casos, não parece ser. Então por que o desapego à Natureza? Por que o descuido e indiferença? Isto tudo tem fortes implicações em nosso processo evolutivo. Não somos “turistas” de passagem por um local lindo e que podem jogar lixo em qualquer lugar.

Quase no finalzinho dos estudos, falamos sobre a vasta obra de Chico Xavier e as dezenas de informações passadas por vários espíritos, dizendo respeito ao nosso (des)cuidado com a vida. Nosso querido Chico tem muitas histórias envolvendo o verde e os animais. Veremos tudo isso ao longo dos estudos.

Ao final de cada estudo, apresentaremos exemplos, iniciativas que fazem a diferença na defesa da Natureza e da Vida, como o projeto Saber Ambiental da FERGS e a vindoura Campanha Nacional Permanente de Conscientização Ecológica da FEB.

Para fechar com chave de ouro, uma mensagem inédita de Emmanuel:

REPARA A NATUREZA De Emmanuel/Chico Xavier — Pedro Leopoldo (MG), 1953(?)

Repara a natureza que te cerca no mundo.

Tudo é riqueza e esforço laborioso para assegurá-la.

O solo ferido pelo arado é berro milagroso da produção.

A árvore mil vezes dilacerada orgulha-se de sofrer e ajudar sempre mais.

A fonte, superando as montões os seixos, pouco a pouco se transforma em grande rio a caminho do mar.

Algumas sementes formam a base de preciosa floresta.

Pedras agressivas se convertem nas obras-primas da estatuária, quando não vertem do seio a faiscante beleza do material de ourivesaria.

Animais humildes, padecendo e ajudando, garantem o conforto das criaturas contra a intempérie ou alimentam-lhes a corpo, sustentando-lhes a existência.

A pobreza é simples apanágio do homem.

Do homem enquanto se refugia, desassisado na furna da ignorância.

Somente a alma humana distanciada do conhecimento Superior assemelha-se a um fantasma de angústia, de miséria, de lamentação.

Se podes, assim, observar o patrimônio das bênçãos celestiais, no caminho em que evoluis, procura o teu lugar de trabalho e serve infatigavelmente ao Bem, para que o Bem te ensine a ver a fortuna imperecível que o Pai te concedeu por sublime herança.

Serve aos semelhantes, ajuda a planta e socorre o animal.

Seja a tua viagem por onde passes um cântico de auxílio e bondade, de harmonia e entendimento. E, à medida que avançares na senda de elevação, encontrar-te-ás cada vez mais rico de amor, encerrando no próprio peito o tesouro intransferível da luz que te coroará de felicidade inextinguível nos cimos da glória eterna.

Começamos muito bem, amigos e amigas! Esperamos todos no próximo dia 12 de abril. Podem se inscrever no nosso grupo de estudos clicando aqui.

Bibliografia e demais fontes citadas:

MAIOR, Marcel Souto. As vidas de Chico Xavier. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo:

Planeta do Brasil, 2003

FRANCO, Divaldo. Encontro com a Paz e a Saúde (Joanna de Ângelis).

XAVIER, Chico. Ideal Espírita (André Luiz).

Reportagem da BBC sobre novo relatório do IPCC: www.bbc.com/portuguese/internacional-60554761

XAVIER, Chico. Os Mensageiros (Emmanuel). Cap. 42

FERGS Saber Ambiental: https://www.fergs.org.br/saber-ambiental

(*) Capítulos estudados hoje:

Introdução; Sinais de alerta; Espiritismo e frases de efeito; Ecologia na obra de Chico Xavier e Mensagem inédita de Emmanuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *