Apascenta

Por Antonio Carlos Santos Rosa, escritor, expositor espírita e trabalhador do Amigo Germano

Emmanuel na obra Fonte Viva, lição 19, na psicografia de Francisco Cândido Xavier, legou-nos o expressivo texto  com o título Apascenta.

Inicia trazendo-nos um trecho de João, (21:17)

“Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por ter lhe dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe : Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Qual o significado da frase de nosso Amado Mestre?

Jesus aparecera aos apóstolos, no mar de Tiberíades. Após orientá-los na tarefa de pescaria, a qual foi farta, convidou-os para uma conversa, quando se dirigiu a Simão e por três vezes, questionou-o sobre seu amor e sua fé.

Se voltarmos ao contexto da época, veremos que Jesus ao usar a palavra apascenta procurava dizer, cuida de meu rebanho, pois o Mestre se autodenominava Pastor. Apascentar significava, na ocasião: cuidar, proteger, orientar, guardar e amparar as ovelhas perdidas de um rebanho.

Emmanuel lembra-nos que Jesus não recomendou o uso de medidas drásticas, tais como: gritos, xingamentos, cadeia, forca, chicote, vara, castigo, imposições, abandono aos infelizes ou mesmo flagelações aos transviados.

Antes, recomendou-nos: sustentar os companheiros necessitados, não desanimar frente à rebeldia, nem condenar o erro. Lembra Emmanuel que o inexperiente de hoje, pode ser o mentor de amanhã e, encerra seu lindo texto com a bela expressão: Educar é a palavra chave.

Meditando sobre esta relevante mensagem frente ao contexto de lutas, provas, decepções, desânimos  e tristezas que vivemos diariamente, em nossas atividades no quotidiano da Doutrina Espírita e face aos desafios e  percalços entendi que como embaixadores de Jesus, nossa meta deve ser: Apascentar sempre.

A família Amigo Germano deseja a todos um Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *